Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9061
Tipo: Tese
Título: Concepções teórico-epistemológicas de estudantes de graduação em física: marcas de imaginário e de discurso científico
Autor(es): Jesus, José Carlos Oliveira de
Autor(es): Jesus, José Carlos Oliveira de
Abstract: Neste trabalho são analisadas as concepções teórico-epistemológicas de estudantes de Graduação em Física, modalidades Licenciatura e Bacharelado, na perspectiva do discurso científico e das instituições imaginárias e sociais subjacentes. A análise do discurso de linha franco-brasileira é o referencial teórico-metodológico dessa investigação. O corpus da pesquisa é formado a partir dos enunciados extraídos dos Trabalhos Acadêmicos de Final de Curso (monografias) dos estudantes, exigidos curricularmente como requisito de Grau. O dispositivo analítico do trabalho de tese está referenciado em Thomas Kuhn, com as noções de paradigma, ciência normal, ciência revolucionária e comunidades científicas, e em Gaston Bachelard, com as noções de obstáculo, perfil e ato epistemológicos, bem como a noção seminal de ruptura, contribuindo em um denso diálogo sobre Formação. Metodologicamente, buscou-se explicitar como os pressupostos teóricos e epistemológicos dos estudantes contribuem para a definição, a caracterização e a resolução do problema de pesquisa implicado na Monografia. Os resultados obtidos foram analisados a partir das noções de autoria, texto, discurso, comunidades discursivas e condições de produção. Nos trabalhos analisados, encontrou-se uma predominância do racionalismo clássico no processo de racionalização/interpretação dos estudantes, fruto da emergência do pré-construído nas formações discursivas dominantes. Encontrou-se também o fenômeno de dispersão teórico-epistemológica dos sujeitos, marcados por entre-lugares de significação. A teorização por repetição e por citação são os processos determinantes e estão ligados à idéia de formação como treinamento.
Palavras-chave: Epistemologia
Análise do discurso
Física - Estudo e ensino (Superior)
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9061
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Carlos O. de Jesus.pdf5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.