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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Jesus, José Carlos Oliveira de | - |
dc.creator | Jesus, José Carlos Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T19:49:33Z | - |
dc.date.available | 2013-03-21T19:49:33Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9061 | - |
dc.description | 293 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho são analisadas as concepções teórico-epistemológicas de estudantes de Graduação em Física, modalidades Licenciatura e Bacharelado, na perspectiva do discurso científico e das instituições imaginárias e sociais subjacentes. A análise do discurso de linha franco-brasileira é o referencial teórico-metodológico dessa investigação. O corpus da pesquisa é formado a partir dos enunciados extraídos dos Trabalhos Acadêmicos de Final de Curso (monografias) dos estudantes, exigidos curricularmente como requisito de Grau. O dispositivo analítico do trabalho de tese está referenciado em Thomas Kuhn, com as noções de paradigma, ciência normal, ciência revolucionária e comunidades científicas, e em Gaston Bachelard, com as noções de obstáculo, perfil e ato epistemológicos, bem como a noção seminal de ruptura, contribuindo em um denso diálogo sobre Formação. Metodologicamente, buscou-se explicitar como os pressupostos teóricos e epistemológicos dos estudantes contribuem para a definição, a caracterização e a resolução do problema de pesquisa implicado na Monografia. Os resultados obtidos foram analisados a partir das noções de autoria, texto, discurso, comunidades discursivas e condições de produção. Nos trabalhos analisados, encontrou-se uma predominância do racionalismo clássico no processo de racionalização/interpretação dos estudantes, fruto da emergência do pré-construído nas formações discursivas dominantes. Encontrou-se também o fenômeno de dispersão teórico-epistemológica dos sujeitos, marcados por entre-lugares de significação. A teorização por repetição e por citação são os processos determinantes e estão ligados à idéia de formação como treinamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.title | Concepções teórico-epistemológicas de estudantes de graduação em física: marcas de imaginário e de discurso científico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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