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dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorJesus, José Carlos Oliveira de-
dc.creatorJesus, José Carlos Oliveira de-
dc.date.accessioned2013-03-21T19:49:33Z-
dc.date.available2013-03-21T19:49:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9061-
dc.description293 f.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho são analisadas as concepções teórico-epistemológicas de estudantes de Graduação em Física, modalidades Licenciatura e Bacharelado, na perspectiva do discurso científico e das instituições imaginárias e sociais subjacentes. A análise do discurso de linha franco-brasileira é o referencial teórico-metodológico dessa investigação. O corpus da pesquisa é formado a partir dos enunciados extraídos dos Trabalhos Acadêmicos de Final de Curso (monografias) dos estudantes, exigidos curricularmente como requisito de Grau. O dispositivo analítico do trabalho de tese está referenciado em Thomas Kuhn, com as noções de paradigma, ciência normal, ciência revolucionária e comunidades científicas, e em Gaston Bachelard, com as noções de obstáculo, perfil e ato epistemológicos, bem como a noção seminal de ruptura, contribuindo em um denso diálogo sobre Formação. Metodologicamente, buscou-se explicitar como os pressupostos teóricos e epistemológicos dos estudantes contribuem para a definição, a caracterização e a resolução do problema de pesquisa implicado na Monografia. Os resultados obtidos foram analisados a partir das noções de autoria, texto, discurso, comunidades discursivas e condições de produção. Nos trabalhos analisados, encontrou-se uma predominância do racionalismo clássico no processo de racionalização/interpretação dos estudantes, fruto da emergência do pré-construído nas formações discursivas dominantes. Encontrou-se também o fenômeno de dispersão teórico-epistemológica dos sujeitos, marcados por entre-lugares de significação. A teorização por repetição e por citação são os processos determinantes e estão ligados à idéia de formação como treinamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titleConcepções teórico-epistemológicas de estudantes de graduação em física: marcas de imaginário e de discurso científicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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