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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8851
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Reformas educacionais e a pedagogia moderna: mudanças no pensar e fazer pedagógico da escola normal (1911-1931) |
Autor : | Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha |
metadata.dc.creator: | Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha |
Resumen : | A Pedagogia Moderna, como plano idealizado das políticas públicas para educação durante a primeira República, escreveu seu itinerário a partir das reformas educacionais. Neste caminho, o presente estudo tem como objetivo analisar a implantação de políticas públicas pelos envolvidos com a instrução visando a difusão dos princípios da Pedagogia Moderna em Sergipe. Buscou-se compreender o alcance dessas reformas educacionais no campo educacional analisando as mudanças geradas nas formas de pensar e do fazer pedagógico da Escola Normal, instituição que formava o quadro dos professores que iriam atuar no magistério primário sergipano. O referencial teórico-metodológico selecionado para o estudo relaciona-se à „História Cultural‟, mais precisamente as categorias analíticas estabelecidas por Bourdieu de campo, capital e a noção de civilização de Norbert Elias. A pesquisa norteia-se através da seguinte questão: Como as reformas educacionais e os intelectuais da educação promoveram a difusão da Pedagogia Moderna em Sergipe? A partir desse questionamento defendo a tese de que as reformas de 1911, de 1924, de 1931 e a ação dos intelectuais da educação que delas participaram foram decisivos para o processo de consolidação da Pedagogia Moderna no campo educacional sergipano. |
Palabras clave : | Ensino normal História da Educação Reforma do ensino |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8851 |
Fecha de publicación : | 12-mar-2013 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PGEDU) |
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