Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDick, Sara Martha-
dc.contributor.authorBarroso, Cristina de Almeida Valença Cunha-
dc.creatorBarroso, Cristina de Almeida Valença Cunha-
dc.date.accessioned2013-03-12T20:36:50Z-
dc.date.available2013-03-12T20:36:50Z-
dc.date.issued2013-03-12-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8851-
dc.descriptionacesso restritopt_BR
dc.description.abstractA Pedagogia Moderna, como plano idealizado das políticas públicas para educação durante a primeira República, escreveu seu itinerário a partir das reformas educacionais. Neste caminho, o presente estudo tem como objetivo analisar a implantação de políticas públicas pelos envolvidos com a instrução visando a difusão dos princípios da Pedagogia Moderna em Sergipe. Buscou-se compreender o alcance dessas reformas educacionais no campo educacional analisando as mudanças geradas nas formas de pensar e do fazer pedagógico da Escola Normal, instituição que formava o quadro dos professores que iriam atuar no magistério primário sergipano. O referencial teórico-metodológico selecionado para o estudo relaciona-se à „História Cultural‟, mais precisamente as categorias analíticas estabelecidas por Bourdieu de campo, capital e a noção de civilização de Norbert Elias. A pesquisa norteia-se através da seguinte questão: Como as reformas educacionais e os intelectuais da educação promoveram a difusão da Pedagogia Moderna em Sergipe? A partir desse questionamento defendo a tese de que as reformas de 1911, de 1924, de 1931 e a ação dos intelectuais da educação que delas participaram foram decisivos para o processo de consolidação da Pedagogia Moderna no campo educacional sergipano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino normalpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.titleReformas educacionais e a pedagogia moderna: mudanças no pensar e fazer pedagógico da escola normal (1911-1931)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese PDF de Cristina de Almeida Valenca cunha barroso.PDF
  Restricted Access
4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.