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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Dick, Sara Martha | - |
dc.contributor.author | Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha | - |
dc.creator | Barroso, Cristina de Almeida Valença Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-12T20:36:50Z | - |
dc.date.available | 2013-03-12T20:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-12 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8851 | - |
dc.description | acesso restrito | pt_BR |
dc.description.abstract | A Pedagogia Moderna, como plano idealizado das políticas públicas para educação durante a primeira República, escreveu seu itinerário a partir das reformas educacionais. Neste caminho, o presente estudo tem como objetivo analisar a implantação de políticas públicas pelos envolvidos com a instrução visando a difusão dos princípios da Pedagogia Moderna em Sergipe. Buscou-se compreender o alcance dessas reformas educacionais no campo educacional analisando as mudanças geradas nas formas de pensar e do fazer pedagógico da Escola Normal, instituição que formava o quadro dos professores que iriam atuar no magistério primário sergipano. O referencial teórico-metodológico selecionado para o estudo relaciona-se à „História Cultural‟, mais precisamente as categorias analíticas estabelecidas por Bourdieu de campo, capital e a noção de civilização de Norbert Elias. A pesquisa norteia-se através da seguinte questão: Como as reformas educacionais e os intelectuais da educação promoveram a difusão da Pedagogia Moderna em Sergipe? A partir desse questionamento defendo a tese de que as reformas de 1911, de 1924, de 1931 e a ação dos intelectuais da educação que delas participaram foram decisivos para o processo de consolidação da Pedagogia Moderna no campo educacional sergipano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino normal | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.title | Reformas educacionais e a pedagogia moderna: mudanças no pensar e fazer pedagógico da escola normal (1911-1931) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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