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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Responsabilidade social nas grandes empresas brasileiras: o discurso e os resultados
Authors: Pitombo, Nilton Emanuel Santos
metadata.dc.creator: Pitombo, Nilton Emanuel Santos
Abstract: Motivado pelo aparente paradoxo entre o discurso da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), simultaneamente ao quadro geral brasileiro – marcado pelo aumento de desemprego, redução de salários reais, avanço do setor informal, crescimento de acidentes de trabalho, sonegação de tributos e envolvimento de algumas empresas em denúncias de corrupção – buscou-se, como objetivo principal, investigar as contribuições advindas das maiores corporações que atuam no Brasil, em termos de geração e distribuição de riqueza, geração de empregos e investimentos em saúde, educação e preservação ambiental. Como objetivo secundário, discutiu-se a RSC no contexto mais amplo da divisão de trabalho entre a iniciativa privada, o Estado e as organizações da sociedade civil. Foram mostradas as diferentes expectativas das pessoas sobre a RSC e descritas, sucintamente, as principais instituições e iniciativas que objetivam a promoção da ética e da RSC. A despeito das centenas de trabalhos acadêmicos e empíricos que foram publicados sobre o tema, nas últimas décadas, uma das principais conclusões é que faltam teorias explicativas e normativas sobre como as empresas podem maximizar suas contribuições para o bem-estar social. Uma questão que permanece sem resposta é se as corporações devem priorizar o desempenho econômico ou o social, persistindo a antinomia entre a visão clássica de maximização do valor do acionista e a teoria do stakeholder, que dá suporte ao movimento da RSC, havendo críticas severas para ambos os lados. Na parte empírica deste trabalho, concluiu-se que as grandes empresas vêm gerando mais riqueza e empregos, pagando mais impostos e melhorando a produtividade, independentemente de terem ou não compromisso formal com a RSC. As contribuições para a saúde e educação também têm sido positivas, mas os salários seguiram a tendência decrescente do mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. A maioria das empresas brasileiras já realiza algum tipo de ação social, contudo predomina o espírito de caridade, um dos traços culturais da sociedade brasileira. Por outro lado, são citados estudos que demonstram haver um grande desperdício de recursos públicos no Brasil. Para que as ações sociais e ambientais sejam mais eficazes, as empresas precisam contribuir para melhorar a qualidade da gestão pública no país porque, evidentemente, não se pode esperar que a RSC possa remediar a má governança pública.
Keywords: Responsabilidade Social Corporativa
desenvolvimento sustentável
desenvolvimento humano
valor adicionado
maiores empresas do Brasil
Corporate Social Responsibility
sustainable development
human development
corporation’s added value
largest corporations in Brazil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8610
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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