Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos?
Autor : Domingo, Luciana Contreira
metadata.dc.creator: Domingo, Luciana Contreira
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto.
Palabras clave : Espanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421
Fecha de publicación : 14-feb-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luciana Contreira Domingo.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.