Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos? |
Autor : | Domingo, Luciana Contreira |
metadata.dc.creator: | Domingo, Luciana Contreira |
Resumen : | Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto. |
Palabras clave : | Espanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421 |
Fecha de publicación : | 14-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLL) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Contreira Domingo.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.