Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos?
Autor(es): Domingo, Luciana Contreira
Autor(es): Domingo, Luciana Contreira
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto.
Palavras-chave: Espanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421
Data do documento: 14-Fev-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Contreira Domingo.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.