Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8374
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O uso de marcadores discursivos em textos redacionais
Autor : Oliveira, Ilana Gomes
metadata.dc.creator: Oliveira, Ilana Gomes
Resumen : É possível verificar a forte influência da língua falada sobre a escrita nas redações escolares. Diante disso, a presente pesquisa objetiva analisar o uso e a função desempenhada pelos marcadores discursivos “aí” e “então” nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Raimundo Santiago de Souza, em Itagibá – BA. Para tanto, pauta-se nos pressupostos da Linguística Textual, uma das ramificações do funcionalismo linguístico, que, dentre as suas questões de análise, volta-se sobremodo para a relação fala-escrita a partir do continuum tipológico de gêneros textuais. Esta pesquisa justifica-se na medida em que favorece uma reflexão crítica ao exercício de formas de pensamento mais elaboradas, bem como a fruição linguística relevante à plena participação social. Os dados, que compõem o corpus deste trabalho, constituem-se de textos produzidos por alunos do referido colégio. Os resultados apontaram para o fato de os alunos do Ensino Fundamental tenderem a usar os marcadores discursivos nos textos formais da escrita, indicando uma imbricação entre fala e escrita.
Palabras clave : Língua portuguesa. Português falado. Escrita. Funcionalismo (linguística). Redação.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8374
Fecha de publicación : 5-feb-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ilana Gomes Oliveira.pdf5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.