Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8245
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A proteção deficiente da lei de abuso de autoridade: desporporcionalidade por deficiência da proteção penal do estado democrático de direito
Autor : Santiago, Paulo Roberto Sampaio
metadata.dc.creator: Santiago, Paulo Roberto Sampaio
Resumen : A presente pesquisa tem por objeto o postulado da proporcionalidade, desenvolvido pela doutrina internacional na segunda metade do século XX e sistematizado principalmente pela jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal alemão. Mais especificamente, estuda-se a proporcionalidade enquanto proibição de proteção deficiente de bens jurídico-penais de dignidade constitucional, com o objetivo de compreender os critérios e os limites para a definição de um dever estatal de tutela penal. A pesquisa tem como plano de fundo a análise da Lei de Abuso de Autoriadade – Lei nº 4.898/65 –, que define o procedimento para a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes públicos que, com abuso de poder, violem liberdades fundamentais consagradas no texto da Constituição Federal de 1988. Pretende-se, por fim, concluir acerca do atendimento, pela Lei de Abuso de Autoridade, dos critérios de proporcionalidade e do dever de tutela imposto ao Estado, de modo a definir se há, no caso em estudo, satisfação ao postulado da proporcionalidade enquanto proibição de proteção deficiente.
Palabras clave : Abuso de autoridade
Democracia
Tutela
Responsabilidade administrativa
Responsabilidade (Direito)
Responsabilidade penal
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8245
Fecha de publicación : oct-2012
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTIAGO, Paulo. A proteção deficiente da lei de abuso de autoridade, 2012.pdf839,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.