Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8080
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Contribuição da tecnologia da informação para manufatura obter vantagem competitiva: o caso da valeo front end module
Autor : Mesquita, Ana Paula Fontes de
metadata.dc.creator: Mesquita, Ana Paula Fontes de
Resumen : O atual cenário de mudanças no plano social, econômico, técnico e organizacional tem exigido das organizações um maior esforço na capacidade de desenvolver vantagens competitivas, frente a uma concorrência cada vez mais acirrada. Diante de uma realidade que exige agilidade, flexibilidade e inovação, a Tecnologia da Informação tem desempenhado papel fundamental nas estratégias das organizações como meio de obter mais produtividade e se diferenciar perante os concorrentes. A partir deste fato foi realizado um estudo de caso na Valeo Sistemas Automotivos Ltda, divisão Front End Module (FEM) Camaçari para compreender qual a contribuicao da TI para a manufatura obter vantagens competitivas, entre 2003 e 2006, à luz do modelo adaptado de Slack (1993), que preconiza que a vantagem competitiva em manufatura significa fazer melhor do que fazem os concorrentes. Ou seja: fazer certo (vantagem de qualidade), fazer rápido (vantagem da velocidade), fazer pontualmente (vantagem da confiabilidade), ter capacidade de se adaptar às mudanças (vantagem da flexibilidade) e fazer ao menor preço (vantagem de custo). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários estruturados, entrevistas semi-estruturadas com informantes qualificados e observação participante. O estudo de caso demonstrou que a TI pode trazer benefícios significativos para a estratégia da manufatura, traduzidos em um novo conceito de produtividade, quando as ferramentas adequadas são adotadas e utilizadas. O estudo também evidenciou que o conhecimento das ferramentas de TI disponíveis e envolvimento das áreas usuárias colaboram para que a tecnologia da Informação contribua com as estratégias de manufatura.
Palabras clave : Tecnologia da Informação
Estratégia de manufatura
Produtividade
Information Technology
Manufacturing Strategy
Productivity
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8080
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.