Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Claudio Guimarães-
dc.contributor.authorMesquita, Ana Paula Fontes de-
dc.creatorMesquita, Ana Paula Fontes de-
dc.date.accessioned2013-01-23T17:46:30Z-
dc.date.available2013-01-23T17:46:30Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8080-
dc.descriptionp. 1 - 137pt_BR
dc.description.abstractO atual cenário de mudanças no plano social, econômico, técnico e organizacional tem exigido das organizações um maior esforço na capacidade de desenvolver vantagens competitivas, frente a uma concorrência cada vez mais acirrada. Diante de uma realidade que exige agilidade, flexibilidade e inovação, a Tecnologia da Informação tem desempenhado papel fundamental nas estratégias das organizações como meio de obter mais produtividade e se diferenciar perante os concorrentes. A partir deste fato foi realizado um estudo de caso na Valeo Sistemas Automotivos Ltda, divisão Front End Module (FEM) Camaçari para compreender qual a contribuicao da TI para a manufatura obter vantagens competitivas, entre 2003 e 2006, à luz do modelo adaptado de Slack (1993), que preconiza que a vantagem competitiva em manufatura significa fazer melhor do que fazem os concorrentes. Ou seja: fazer certo (vantagem de qualidade), fazer rápido (vantagem da velocidade), fazer pontualmente (vantagem da confiabilidade), ter capacidade de se adaptar às mudanças (vantagem da flexibilidade) e fazer ao menor preço (vantagem de custo). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários estruturados, entrevistas semi-estruturadas com informantes qualificados e observação participante. O estudo de caso demonstrou que a TI pode trazer benefícios significativos para a estratégia da manufatura, traduzidos em um novo conceito de produtividade, quando as ferramentas adequadas são adotadas e utilizadas. O estudo também evidenciou que o conhecimento das ferramentas de TI disponíveis e envolvimento das áreas usuárias colaboram para que a tecnologia da Informação contribua com as estratégias de manufatura.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/ana_paula_fontes_de_mesquita.pdfpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de manufaturapt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectManufacturing Strategypt_BR
dc.subjectProductivitypt_BR
dc.titleContribuição da tecnologia da informação para manufatura obter vantagem competitiva: o caso da valeo front end modulept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.