Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7727
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aporia: um caminho para a composição musical intertextual
Other Titles: Programa de pós-graduação em música
Authors: Escudeiro, Daniel Alexander de Souza
metadata.dc.creator: Escudeiro, Daniel Alexander de Souza
Abstract: Tendo em mente que os caminhos para a atividade composicional podem permear uma abordagem específica, procura-se neste trabalho direcioná-la pelo viés intertextual para a composição de uma obra para violão e orquestra. A discussão é relevante, tendo em vista o crescente interesse pelo assunto e sua aplicabilidade no meio musical. O recorte bibliográfico na literatura — Bakhtin (2010), Kristeva (2005), Genette (2006), Bloom (2002) e Sant’Anna (2003) — relaciona-se com autores da área de música pelo olhar da teoria intertextual. Foram escolhidas as músicas do compositor brasileiro Guinga (1950), para voz e violão, como “texto de partida”, com o fim de utilizar a produção musical dele como suporte analítico e composicional. Encontrou-se no mundo cancioneiro de Guinga um diálogo com diversas tendências e um acurado senso de utilização idiomática no acompanhamento de violão das suas canções. Analisamos processos em que o idiomatismo pode ser empregado como uma ferramenta composicional viável, especialmente no universo violonístico. Isso possibilitou uma concepção composicional advinda de parâmetros intertextuais e idiomáticos (violonísticos), em que foram tratadas algumas atitudes compositivas. Esse direcionamento apontou para uma intertextualidade idiomática. Concomitantemente, foram desenvolvidos musicalmente alguns dos recursos específicos relacionados à literatura, como epígrafe, citação, paródia, entre outros. Verificou-se também uma aproximação da teoria intertextual com o pós-modernismo, averiguada em discussões sobre o assunto. O resultado do trabalho pode ser conferido na peça Aporia, na qual foram abordadas algumas das questões estéticas, idiomáticas e intertextuais propostas.
Keywords: Composição Musical
Intertextualidade
Idiomatismo
Violão
Orquestra
Guinga
Music Composition
Intertextuality
Idioms
Classical Guitar
Orchestra
Guinga
Publisher: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7727
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Dissertação (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escudeiro28,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.