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dc.contributor.advisorGomes, Wellington-
dc.contributor.authorEscudeiro, Daniel Alexander de Souza-
dc.creatorEscudeiro, Daniel Alexander de Souza-
dc.date.accessioned2013-01-03T17:36:11Z-
dc.date.available2013-01-03T17:36:11Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7727-
dc.description319 p.pt_BR
dc.description.abstractTendo em mente que os caminhos para a atividade composicional podem permear uma abordagem específica, procura-se neste trabalho direcioná-la pelo viés intertextual para a composição de uma obra para violão e orquestra. A discussão é relevante, tendo em vista o crescente interesse pelo assunto e sua aplicabilidade no meio musical. O recorte bibliográfico na literatura — Bakhtin (2010), Kristeva (2005), Genette (2006), Bloom (2002) e Sant’Anna (2003) — relaciona-se com autores da área de música pelo olhar da teoria intertextual. Foram escolhidas as músicas do compositor brasileiro Guinga (1950), para voz e violão, como “texto de partida”, com o fim de utilizar a produção musical dele como suporte analítico e composicional. Encontrou-se no mundo cancioneiro de Guinga um diálogo com diversas tendências e um acurado senso de utilização idiomática no acompanhamento de violão das suas canções. Analisamos processos em que o idiomatismo pode ser empregado como uma ferramenta composicional viável, especialmente no universo violonístico. Isso possibilitou uma concepção composicional advinda de parâmetros intertextuais e idiomáticos (violonísticos), em que foram tratadas algumas atitudes compositivas. Esse direcionamento apontou para uma intertextualidade idiomática. Concomitantemente, foram desenvolvidos musicalmente alguns dos recursos específicos relacionados à literatura, como epígrafe, citação, paródia, entre outros. Verificou-se também uma aproximação da teoria intertextual com o pós-modernismo, averiguada em discussões sobre o assunto. O resultado do trabalho pode ser conferido na peça Aporia, na qual foram abordadas algumas das questões estéticas, idiomáticas e intertextuais propostas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectComposição Musicalpt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectIdiomatismopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectOrquestrapt_BR
dc.subjectGuingapt_BR
dc.subjectMusic Compositionpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectIdiomspt_BR
dc.subjectClassical Guitarpt_BR
dc.subjectOrchestrapt_BR
dc.subjectGuingapt_BR
dc.titleAporia: um caminho para a composição musical intertextualpt_BR
dc.title.alternativePrograma de pós-graduação em músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

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