Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7715
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas web: um estudo de caso da fiocruz
Autor : Simplício, João Paulo dos Santos.
metadata.dc.creator: Simplício, João Paulo dos Santos.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo geral entender porquê, apesar de existirem ações de incentivo ao desenvolvimento colaborativo de sistemas corporativos Web na FIOCRUZ, tal prática não é adotada de forma geral e sistemática pelos integrantes da Organização. Como objetivos específicos estudou-se a importância da aprendizagem organizacional numa organização pública federal que lida com a geração de conhecimento, identificar os possíveis aspectos técnicos, culturais e/ou motivacionais que influenciam no processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas Web na Organização, e por fim, identificar oportunidades de aplicação de práticas de aprendizagem organizacional no referido processo. Inicialmente, realizou-se um estudo sobre a Aprendizagem Organizacional, na qual identificamos o modelo básico de Argyris e Schön pautado no aprendizado através dos erros, os diferentes níveis de aprendizagem presentes na Organização, e a importância da cultura organizacional em Schein, no processo de aprendizagem. O modelo do referencial teórico da pesquisa é complementado pelos autores Nonaka e Takeuchi, que demostram a institucionalização do conhecimento individual na representação do conhecimento organizacional, e pelas práticas de aprendizagem sugeridas nas disciplinas de Peter Senge. A pesquisa do estudo de caso foi considerada aplicada, com viés qualitativo. O método utilizado foi o indutivo, com a aplicação das seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, análise documental, observação participante e questionário para complementar os dados primários. O resultado da pesquisa demonstrou casos isolados de participação colaborativa na Organização e apontou a importância da participação ativa das lideranças no processo de aprendizagem, uma vez que as equipes necessitam ser motivadas a compartilhar seus conhecimentos.
Palabras clave : aprendizagem organizacional
cultura organizacional
desenvolvimento de sistemas web
níveis de aprendizagem
organizational learning
organizational culture
development of web systems
levels of learning
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7715
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
777.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.