Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7715
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas web: um estudo de caso da fiocruz |
Authors: | Simplício, João Paulo dos Santos. |
metadata.dc.creator: | Simplício, João Paulo dos Santos. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo geral entender porquê, apesar de existirem ações de incentivo ao desenvolvimento colaborativo de sistemas corporativos Web na FIOCRUZ, tal prática não é adotada de forma geral e sistemática pelos integrantes da Organização. Como objetivos específicos estudou-se a importância da aprendizagem organizacional numa organização pública federal que lida com a geração de conhecimento, identificar os possíveis aspectos técnicos, culturais e/ou motivacionais que influenciam no processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas Web na Organização, e por fim, identificar oportunidades de aplicação de práticas de aprendizagem organizacional no referido processo. Inicialmente, realizou-se um estudo sobre a Aprendizagem Organizacional, na qual identificamos o modelo básico de Argyris e Schön pautado no aprendizado através dos erros, os diferentes níveis de aprendizagem presentes na Organização, e a importância da cultura organizacional em Schein, no processo de aprendizagem. O modelo do referencial teórico da pesquisa é complementado pelos autores Nonaka e Takeuchi, que demostram a institucionalização do conhecimento individual na representação do conhecimento organizacional, e pelas práticas de aprendizagem sugeridas nas disciplinas de Peter Senge. A pesquisa do estudo de caso foi considerada aplicada, com viés qualitativo. O método utilizado foi o indutivo, com a aplicação das seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, análise documental, observação participante e questionário para complementar os dados primários. O resultado da pesquisa demonstrou casos isolados de participação colaborativa na Organização e apontou a importância da participação ativa das lideranças no processo de aprendizagem, uma vez que as equipes necessitam ser motivadas a compartilhar seus conhecimentos. |
Keywords: | aprendizagem organizacional cultura organizacional desenvolvimento de sistemas web níveis de aprendizagem organizational learning organizational culture development of web systems levels of learning |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7715 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.