Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7698
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de um programa de iniciação científica em saúde: estudo de caso sobre o PIBIC da Fiocruz - Bahia |
Autor(es): | Ramos, Marcelo Santos |
Autor(es): | Ramos, Marcelo Santos |
Abstract: | A formação científica em níveis de mestrado e doutorado está diretamente relacionada às possibilidades de maior empregabilidade e melhor remuneração dos indivíduos. Este aspecto constitui-se no fundamento primordial deste estudo, que busca avaliar a contribuição do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia na formação de recursos humanos para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Discute-se, também, a potencialidade da iniciação científica como ferramenta de inclusão e transformação social na cidade de Salvador-BA. A pesquisa foi realizada em três etapas e se iniciou com o levantamento de dados documentais na coordenação do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia, quando foram identificados 338 indivíduos com ingresso no programa entre os anos de 1992 e 2009. Em seguida foram realizadas buscas aos seus currículos na Plataforma Lattes do CNPq, sendo identificados 286 registros, destes, 31,81% havia ingressado em programas de mestrado e 16,78% em cursos de doutorado, até dezembro de 2011. A terceira etapa foi responsável pela coleta de dados primários através do envio de questionário eletrônico aos egressos cadastrados na Plataforma Lattes. Nessa etapa foi obtido um retorno de 26,22% de respostas que forneceram informações utilizadas para descrever o perfil sócio demográfico dos egressos, bem como, a percepção dos exbolsistas sobre aspectos relacionados aos objetivos do Programa. Concluiu-se que os egressos do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia alcançaram desempenho significativamente superior à média nacional do índice de ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado e, sobretudo, em nível de doutorado. Os resultados da pesquisa, por outro lado, sugerem que a FIOCRUZ-Bahia ainda pode ampliar o acesso de egressos de escolas públicas do ensino médio, afrodescendentes, pessoas com deficiência física e moradores de bairros periféricos de Salvador-BA a uma educação emancipadora, viabilizada pela iniciação científica. |
Palavras-chave: | Iniciação Científica Recursos Humanos Inclusão Social CT&I FIOCRUZ Scientific Initiation Human Resources Social Inclusion ScT&I |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7698 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.