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dc.contributor.advisorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorRamos, Marcelo Santos-
dc.creatorRamos, Marcelo Santos-
dc.date.accessioned2012-12-20T18:07:25Z-
dc.date.available2012-12-20T18:07:25Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7698-
dc.description124 p.pt_BR
dc.description.abstractA formação científica em níveis de mestrado e doutorado está diretamente relacionada às possibilidades de maior empregabilidade e melhor remuneração dos indivíduos. Este aspecto constitui-se no fundamento primordial deste estudo, que busca avaliar a contribuição do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia na formação de recursos humanos para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Discute-se, também, a potencialidade da iniciação científica como ferramenta de inclusão e transformação social na cidade de Salvador-BA. A pesquisa foi realizada em três etapas e se iniciou com o levantamento de dados documentais na coordenação do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia, quando foram identificados 338 indivíduos com ingresso no programa entre os anos de 1992 e 2009. Em seguida foram realizadas buscas aos seus currículos na Plataforma Lattes do CNPq, sendo identificados 286 registros, destes, 31,81% havia ingressado em programas de mestrado e 16,78% em cursos de doutorado, até dezembro de 2011. A terceira etapa foi responsável pela coleta de dados primários através do envio de questionário eletrônico aos egressos cadastrados na Plataforma Lattes. Nessa etapa foi obtido um retorno de 26,22% de respostas que forneceram informações utilizadas para descrever o perfil sócio demográfico dos egressos, bem como, a percepção dos exbolsistas sobre aspectos relacionados aos objetivos do Programa. Concluiu-se que os egressos do PIBIC/FIOCRUZ-Bahia alcançaram desempenho significativamente superior à média nacional do índice de ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado e, sobretudo, em nível de doutorado. Os resultados da pesquisa, por outro lado, sugerem que a FIOCRUZ-Bahia ainda pode ampliar o acesso de egressos de escolas públicas do ensino médio, afrodescendentes, pessoas com deficiência física e moradores de bairros periféricos de Salvador-BA a uma educação emancipadora, viabilizada pela iniciação científica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/marcelo_santos_ramos.pdfpt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectRecursos Humanospt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectCT&Ipt_BR
dc.subjectFIOCRUZpt_BR
dc.subjectScientific Initiationpt_BR
dc.subjectHuman Resourcespt_BR
dc.subjectSocial Inclusionpt_BR
dc.subjectScT&Ipt_BR
dc.titleAvaliação de um programa de iniciação científica em saúde: estudo de caso sobre o PIBIC da Fiocruz - Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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