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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Preditores do desenvolvimento social na infância: Potencial e limitações de um modelo conceitual
Otros títulos : Interação em Psicologia
Autor : Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
metadata.dc.creator: Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar Augusto
Resumen : O modelo conceitual proposto por G. R. Patterson e colegas destaca o impacto das práticas educativas parentais no desenvolvimento social infantil, e enfatiza a importância da investigação do temperamento infantil e da responsividade materna, para a compreensão das origens desse processo. No presente estudo, o potencial e as limitações desse modelo são discutidos, à luz das evidências retratadas pela literatura. A análise desse material indica o potencial do modelo conceitual, bem como a necessidade de refinamento, particularmente nos seguintes aspectos: a) estabelecimento das dimensões do temperamento e da responsividade relevantes para a compreensão do desenvolvimento social; b) determinação do impacto do uso combinado de práticas coercitivas e não-coercitivas e da contingência destas práticas; c) análise do papel do contexto da relação pais-criança em que as práticas se inserem. Para tanto se sugere a ampliação dos estudos atuais com a utilização de diversos tipos de delineamento que contribuirão para esclarecer qual a dinâmica de interação desses fatores, evitando-se a assunção simplista de relações lineares e diretas.
Palabras clave : temperamento
responsividade
práticas educativas parentais
temperament
responsiveness
childrearing practices
Editorial : Interação em Psicologia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7314
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

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