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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7314
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Preditores do desenvolvimento social na infância: Potencial e limitações de um modelo conceitual |
Otros títulos : | Interação em Psicologia |
Autor : | Alvarenga, Patrícia Piccinini, Cesar Augusto |
metadata.dc.creator: | Alvarenga, Patrícia Piccinini, Cesar Augusto |
Resumen : | O modelo conceitual proposto por G. R. Patterson e colegas destaca o impacto das práticas educativas parentais no desenvolvimento social infantil, e enfatiza a importância da investigação do temperamento infantil e da responsividade materna, para a compreensão das origens desse processo. No presente estudo, o potencial e as limitações desse modelo são discutidos, à luz das evidências retratadas pela literatura. A análise desse material indica o potencial do modelo conceitual, bem como a necessidade de refinamento, particularmente nos seguintes aspectos: a) estabelecimento das dimensões do temperamento e da responsividade relevantes para a compreensão do desenvolvimento social; b) determinação do impacto do uso combinado de práticas coercitivas e não-coercitivas e da contingência destas práticas; c) análise do papel do contexto da relação pais-criança em que as práticas se inserem. Para tanto se sugere a ampliação dos estudos atuais com a utilização de diversos tipos de delineamento que contribuirão para esclarecer qual a dinâmica de interação desses fatores, evitando-se a assunção simplista de relações lineares e diretas. |
Palabras clave : | temperamento responsividade práticas educativas parentais temperament responsiveness childrearing practices |
Editorial : | Interação em Psicologia |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7314 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
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