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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alvarenga, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Piccinini, Cesar Augusto | - |
dc.creator | Alvarenga, Patrícia | - |
dc.creator | Piccinini, Cesar Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-05T19:21:56Z | - |
dc.date.available | 2012-12-05T19:21:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7314 | - |
dc.description | p. 103-112 | pt_BR |
dc.description.abstract | O modelo conceitual proposto por G. R. Patterson e colegas destaca o impacto das práticas educativas parentais no desenvolvimento social infantil, e enfatiza a importância da investigação do temperamento infantil e da responsividade materna, para a compreensão das origens desse processo. No presente estudo, o potencial e as limitações desse modelo são discutidos, à luz das evidências retratadas pela literatura. A análise desse material indica o potencial do modelo conceitual, bem como a necessidade de refinamento, particularmente nos seguintes aspectos: a) estabelecimento das dimensões do temperamento e da responsividade relevantes para a compreensão do desenvolvimento social; b) determinação do impacto do uso combinado de práticas coercitivas e não-coercitivas e da contingência destas práticas; c) análise do papel do contexto da relação pais-criança em que as práticas se inserem. Para tanto se sugere a ampliação dos estudos atuais com a utilização de diversos tipos de delineamento que contribuirão para esclarecer qual a dinâmica de interação desses fatores, evitando-se a assunção simplista de relações lineares e diretas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Interação em Psicologia | pt_BR |
dc.subject | temperamento | pt_BR |
dc.subject | responsividade | pt_BR |
dc.subject | práticas educativas parentais | pt_BR |
dc.subject | temperament | pt_BR |
dc.subject | responsiveness | pt_BR |
dc.subject | childrearing practices | pt_BR |
dc.title | Preditores do desenvolvimento social na infância: Potencial e limitações de um modelo conceitual | pt_BR |
dc.title.alternative | Interação em Psicologia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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