Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7031
Tipo: Dissertação
Título: Modelos de mídia e de leitor: um estudo dos posicionamentos discursivos no website do Observatório da Imprensa (2009-2010)
Autor(es): Azevedo, Nísia Rizzo de
Autor(es): Azevedo, Nísia Rizzo de
Abstract: A pesquisa visa identificar os posicionamentos discursivos no website do Observatório da Imprensa (OI) a partir do sistema de títulos e do conteúdo de 34 artigos das edições selecionadas, nos anos de 2009 e 2010, além da evolução da disposição de matérias significantes em sua webpage ao longo de seus 15 anos de funcionamento. A análise parte de uma questão central: que modelos de mídia, de leitor e de monitoramento de mídia são propostos no discurso do website do OI? Para responder essa questão, combinamos a análise de conteúdo à análise dos discursos, especificamente o método de análise dos dispositivos de enunciação proposto por Eliseo Verón. Procuramos articular também política e comunicação, situando os observatórios de mídia simultaneamente como parte da esfera pública midiática em plataforma digital e como sistemas de resposta social aos discursos da mídia. A análise conclui que o OI inscreve seu lugar social ao tecer críticas ao jornalismo brasileiro contemporâneo, imerso em uma situação de crise, e estabelece com a mídia e seu leitorado (em especial, os jornalistas) uma relação assimétrica bem semelhante àquela entre mestre e aprendiz.
Palavras-chave: Esfera Pública
Sistemas de Resposta Social
Observatórios de Mídia
Análise dos Dispositivos de Enunciação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7031
Data do documento: 23-Out-2012
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nisia Rizzo de Azevedo.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.