Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7031
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Modelos de mídia e de leitor: um estudo dos posicionamentos discursivos no website do Observatório da Imprensa (2009-2010)
Autor : Azevedo, Nísia Rizzo de
metadata.dc.creator: Azevedo, Nísia Rizzo de
Resumen : A pesquisa visa identificar os posicionamentos discursivos no website do Observatório da Imprensa (OI) a partir do sistema de títulos e do conteúdo de 34 artigos das edições selecionadas, nos anos de 2009 e 2010, além da evolução da disposição de matérias significantes em sua webpage ao longo de seus 15 anos de funcionamento. A análise parte de uma questão central: que modelos de mídia, de leitor e de monitoramento de mídia são propostos no discurso do website do OI? Para responder essa questão, combinamos a análise de conteúdo à análise dos discursos, especificamente o método de análise dos dispositivos de enunciação proposto por Eliseo Verón. Procuramos articular também política e comunicação, situando os observatórios de mídia simultaneamente como parte da esfera pública midiática em plataforma digital e como sistemas de resposta social aos discursos da mídia. A análise conclui que o OI inscreve seu lugar social ao tecer críticas ao jornalismo brasileiro contemporâneo, imerso em uma situação de crise, e estabelece com a mídia e seu leitorado (em especial, os jornalistas) uma relação assimétrica bem semelhante àquela entre mestre e aprendiz.
Palabras clave : Esfera Pública
Sistemas de Resposta Social
Observatórios de Mídia
Análise dos Dispositivos de Enunciação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7031
Fecha de publicación : 23-oct-2012
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nisia Rizzo de Azevedo.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.