Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5934
metadata.dc.type: Tese
Title: Relações entre os Critérios de Avaliação do Professor de Violão e uma Teoria de Desenvolvimento Musical
Authors: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
metadata.dc.creator: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Abstract: Este estudo investiga as relações entre o julgamento intuitivo expresso e observado em uma amostra de professores de violão acerca da performance musical dos seus estudantes e os critérios de avaliação e desenvolvimento musical de Keith Swanwick. Os professores da amostra estudada não explicitaram verbalmente nenhum referencial teórico, embora o profissional estivesse apresentando resultados sólidos, adquiridos através de práticas sociais e coletivas.Considerou-se que os critérios apontados por Swanwick (1999) seriam um referencial pertinente para a análise das respostas encontradas. Assim, o desenho da pesquisa constituiu em aplicação de formulários para constatação de dados factuais, de entrevistas semi-estruturadas e gravações de aulas com cada um dos quinze participantes da pesquisa. Os estudos piloto anteriores (Tourinho, 1998,1999) demonstraram a necessidade de analisar a teoria e a prática da amostra lado a lado e considerá-las com o mesmo grau de importância. Os resultados apontam para a necessidade de uma avaliação precisa e verbalizada diretamente para o aluno, como uma forma de situá-lo e ajudá-lo a crescer. As ações não verbais e demonstração direta no instrumento, utilizando os princípios apontados por Swanwick, constituem formas eficazes de se obter respostas precisas e propiciar o desenvolvimento musical do estudante, além de integrar um processo de ensino-aprendizagem que permite ao professor um maior controle do aprendizado.
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Música Doutorado Em Música – Educação Musical
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5934
Issue Date: 2001
Appears in Collections:Tese (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseCrisCompletaPDF.pdf737,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.