Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alda de Jesus-
dc.contributor.authorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.creatorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.date.accessioned2012-05-21T18:18:51Z-
dc.date.available2012-05-21T18:18:51Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5934-
dc.descriptionp. 1-246pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga as relações entre o julgamento intuitivo expresso e observado em uma amostra de professores de violão acerca da performance musical dos seus estudantes e os critérios de avaliação e desenvolvimento musical de Keith Swanwick. Os professores da amostra estudada não explicitaram verbalmente nenhum referencial teórico, embora o profissional estivesse apresentando resultados sólidos, adquiridos através de práticas sociais e coletivas.Considerou-se que os critérios apontados por Swanwick (1999) seriam um referencial pertinente para a análise das respostas encontradas. Assim, o desenho da pesquisa constituiu em aplicação de formulários para constatação de dados factuais, de entrevistas semi-estruturadas e gravações de aulas com cada um dos quinze participantes da pesquisa. Os estudos piloto anteriores (Tourinho, 1998,1999) demonstraram a necessidade de analisar a teoria e a prática da amostra lado a lado e considerá-las com o mesmo grau de importância. Os resultados apontam para a necessidade de uma avaliação precisa e verbalizada diretamente para o aluno, como uma forma de situá-lo e ajudá-lo a crescer. As ações não verbais e demonstração direta no instrumento, utilizando os princípios apontados por Swanwick, constituem formas eficazes de se obter respostas precisas e propiciar o desenvolvimento musical do estudante, além de integrar um processo de ensino-aprendizagem que permite ao professor um maior controle do aprendizado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Música Doutorado Em Música – Educação Musicalpt_BR
dc.titleRelações entre os Critérios de Avaliação do Professor de Violão e uma Teoria de Desenvolvimento Musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseCrisCompletaPDF.pdf737,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.