Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5599
metadata.dc.type: Dissertação
Título : "Um por todos ou todos por um” ?: processos avaliativos no canto-coral em escola profissionalizante de música
Autor : Braga, Simone Marques
metadata.dc.creator: Braga, Simone Marques
Resumen : A oportunidade de lecionar a Disciplina canto coral, inserida em matriz curricular de escola profissionalizante de música, na formação de jovens e adultos instrumentistas, gerou reflexão acerca do processo avaliativo: como avaliar o desempenho individual no contexto coletivo do canto coral na escola? Esta problemática foi ponto de partida para a elaboração da pesquisa a ser aplicada no Curso Técnico em Instrumento no Centro de Educação Profissional Pracatum, localizado na cidade de Salvador, Bahia. Os seus objetivos foram elaborar atividades para avaliar o desenvolvimento individual; estar coerente com a proposta de ensino-aprendizagem da educação profissional; adotar uma avaliação processual; valorizar as diferenças e particularidades de cada aluno; desenvolver ou potencializar competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual; definir conteúdos a serem desenvolvidos no canto coral e contribuir para a construção de conhecimentos teórico e prático do instrumento voz. Foram elaboradas e aplicadas, em três turmas de 1º ano, composta por jovens e adultos, atividades musicais envolvendo conhecimentos do instrumento voz e abordando execução, apreciação, saberes teóricos, criação e aspectos de técnica para verificar o desenvolvimento individualizado. A base para a elaboração foi o Modelo C.(L).A.(S).P desenvolvido por Keith Swanwick. Os resultados obtidos na aplicação destas atividades apontam ser uma estratégia relevante para verificação dos conteúdos, material didático, método de ensino, postura docente e processo avaliativo. Estes dados permitem concluir que uma avaliação planejada e diversificada, considerando a duração da aula, prazos e datas do calendário escolar, objetivos da proposta de ensino, conteúdos e o processo do desenvolvimento de saberes musicais dos alunos, adéqua-se ao contexto profissionalizante escolar.
Palabras clave : Avaliação musical
Canto coral
Proposta metodológica
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5599
Fecha de publicación : 18-nov-2009
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação versão digital.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.