Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5599
metadata.dc.type: Dissertação
Title: "Um por todos ou todos por um” ?: processos avaliativos no canto-coral em escola profissionalizante de música
Authors: Braga, Simone Marques
metadata.dc.creator: Braga, Simone Marques
Abstract: A oportunidade de lecionar a Disciplina canto coral, inserida em matriz curricular de escola profissionalizante de música, na formação de jovens e adultos instrumentistas, gerou reflexão acerca do processo avaliativo: como avaliar o desempenho individual no contexto coletivo do canto coral na escola? Esta problemática foi ponto de partida para a elaboração da pesquisa a ser aplicada no Curso Técnico em Instrumento no Centro de Educação Profissional Pracatum, localizado na cidade de Salvador, Bahia. Os seus objetivos foram elaborar atividades para avaliar o desenvolvimento individual; estar coerente com a proposta de ensino-aprendizagem da educação profissional; adotar uma avaliação processual; valorizar as diferenças e particularidades de cada aluno; desenvolver ou potencializar competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual; definir conteúdos a serem desenvolvidos no canto coral e contribuir para a construção de conhecimentos teórico e prático do instrumento voz. Foram elaboradas e aplicadas, em três turmas de 1º ano, composta por jovens e adultos, atividades musicais envolvendo conhecimentos do instrumento voz e abordando execução, apreciação, saberes teóricos, criação e aspectos de técnica para verificar o desenvolvimento individualizado. A base para a elaboração foi o Modelo C.(L).A.(S).P desenvolvido por Keith Swanwick. Os resultados obtidos na aplicação destas atividades apontam ser uma estratégia relevante para verificação dos conteúdos, material didático, método de ensino, postura docente e processo avaliativo. Estes dados permitem concluir que uma avaliação planejada e diversificada, considerando a duração da aula, prazos e datas do calendário escolar, objetivos da proposta de ensino, conteúdos e o processo do desenvolvimento de saberes musicais dos alunos, adéqua-se ao contexto profissionalizante escolar.
Keywords: Avaliação musical
Canto coral
Proposta metodológica
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5599
Issue Date: 18-Nov-2009
Appears in Collections:Dissertação (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação versão digital.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.