Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5084
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A violência urbana e o papel da mídia na concepção de professoras do ensino fundamental
Otros títulos : Paidéia
Autor : Ristum, Marilena
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
metadata.dc.creator: Ristum, Marilena
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Resumen : A comunicação promovida pela mídia, de grande penetração no cotidiano social, tem assumido crescente relevância na construção da consciência dos indivíduos, o que torna importante a sua postura na veiculação da violência. Sua influência sobre a violência nas escolas é exercida pela exposição de cenas de violência, propagandas que promovem o consumismo e programas que valorizam padrões de vida de nível sócio-econômico elevado. Objetivou-se identificar o conceito de professoras de ensino fundamental sobre o papel da mídia em relação à violência e comparar professores de escolas públicas e particulares quanto a este conceito. As professoras foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada sobre a violência. As respostas permitiram estabelecer categorias capazes de distinguir, na visão das professoras, os diferentes papéis desempenhados pela imprensa: informativo, informativo-preventivo, iatrogênico, ambivalente e banalizador da violência. Verificou-se o predomínio marcante dos papéis iatrogênico e ambivalente, tanto para professoras de escola pública como de particular.
Palabras clave : violência
mídia
professores
escola
violence
media
teachers
school
Editorial : Paidéia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5084
Fecha de publicación : 2003
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FFFFFFFFFFFFFFFFFF.pdf70,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.