Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5084
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A violência urbana e o papel da mídia na concepção de professoras do ensino fundamental |
Otros títulos : | Paidéia |
Autor : | Ristum, Marilena Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt |
metadata.dc.creator: | Ristum, Marilena Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt |
Resumen : | A comunicação promovida pela mídia, de grande penetração no cotidiano social, tem assumido crescente relevância na construção da consciência dos indivíduos, o que torna importante a sua postura na veiculação da violência. Sua influência sobre a violência nas escolas é exercida pela exposição de cenas de violência, propagandas que promovem o consumismo e programas que valorizam padrões de vida de nível sócio-econômico elevado. Objetivou-se identificar o conceito de professoras de ensino fundamental sobre o papel da mídia em relação à violência e comparar professores de escolas públicas e particulares quanto a este conceito. As professoras foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada sobre a violência. As respostas permitiram estabelecer categorias capazes de distinguir, na visão das professoras, os diferentes papéis desempenhados pela imprensa: informativo, informativo-preventivo, iatrogênico, ambivalente e banalizador da violência. Verificou-se o predomínio marcante dos papéis iatrogênico e ambivalente, tanto para professoras de escola pública como de particular. |
Palabras clave : | violência mídia professores escola violence media teachers school |
Editorial : | Paidéia |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5084 |
Fecha de publicación : | 2003 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FFFFFFFFFFFFFFFFFF.pdf | 70,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.