Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3852
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aportes da pós-graduação à formação de docentes na área da ciência da informação: o Tirocínio Docente do PPGCI/UFBA em foco
Título(s) alternativo(s): XI ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Anjos, Bruno Batista dos
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Anjos, Bruno Batista dos
Abstract: O estudo analisa o significado da atividade complementar de Tirocínio/Estágio Docente, componente curricular dos cursos de pós-graduação, e as contribuições dele advindas para o fortalecimento da área por meio da transversalidade das teorias cognitivas e dos estudos da área da informação. Apresenta-se a Pós-graduação como espaço de formação de docentes e pesquisadores, onde se focalizam e se discutem a teoria, a metodologia e estratégias didáticas específicas da área, subsídios para a profissionalização, que contribua para a elevação dos níveis de qualidade do ensino superior na área da Ciência da Informação e nos serviços de informação. Defende-se a transversalidade teórica e metodológica das várias áreas profissionais que lidam com a mediação da informação e a construção do conhecimento.
Palavras-chave: Estágio docente
Pós-graduação
Estudos cognitivos
Construção do conhecimento
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3852
Data do documento: Out-2010
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
134.pdf114,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.