Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3848
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares |
Otros títulos : | Cadernos CEDES |
Autor : | Barros, Alessandra Santana Soares e |
metadata.dc.creator: | Barros, Alessandra Santana Soares e |
Resumen : | Neste artigo discute-se a capacitação de pedagogos e professores para o trabalho em classes hospitalares a partir da reafirmação do caráter multidisciplinar do campo do conhecimento, de onde emanam as práticas e saberes necessários à formação qualificada destes profissionais. Nesta perspectiva, a proposta apresentada aponta, em especial, a grande proximidade existente entre os desafios da formação de pessoal técnico e de nível médio do setor de saúde e aquele da formação de professores para classes hospitalares. A contribuição específica e inovadora deste artigo está, ainda, na sugestão de uma estratégia de ensino-aprendizagem baseada na utilização de narrativas literárias sobre saúde e doença – as chamadas Narrativas em Medicina. As propostas aqui sugeridas não estão detalhadas operacionalmente. Diga-se, também, que foram pensadas para atender a demandas de educação profissional continuada, ou seja, se prestariam prioritariamente a professoras em serviço, o que não impede, contudo, suas adaptações para os contextos dos cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas. |
Palabras clave : | Classe hospitalar Educação profissional em saúde Currículo Pedagogia Hospital school Professional health education Curriculum Pedagogy |
Editorial : | Centro de Estudos Educação e Sociedade |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3848 |
Fecha de publicación : | 2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
015. pdf.pdf | 95,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.