Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3848
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares
Título(s) alternativo(s): Cadernos CEDES
Autor(es): Barros, Alessandra Santana Soares e
Autor(es): Barros, Alessandra Santana Soares e
Abstract: Neste artigo discute-se a capacitação de pedagogos e professores para o trabalho em classes hospitalares a partir da reafirmação do caráter multidisciplinar do campo do conhecimento, de onde emanam as práticas e saberes necessários à formação qualificada destes profissionais. Nesta perspectiva, a proposta apresentada aponta, em especial, a grande proximidade existente entre os desafios da formação de pessoal técnico e de nível médio do setor de saúde e aquele da formação de professores para classes hospitalares. A contribuição específica e inovadora deste artigo está, ainda, na sugestão de uma estratégia de ensino-aprendizagem baseada na utilização de narrativas literárias sobre saúde e doença – as chamadas Narrativas em Medicina. As propostas aqui sugeridas não estão detalhadas operacionalmente. Diga-se, também, que foram pensadas para atender a demandas de educação profissional continuada, ou seja, se prestariam prioritariamente a professoras em serviço, o que não impede, contudo, suas adaptações para os contextos dos cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas.
Palavras-chave: Classe hospitalar
Educação profissional em saúde
Currículo
Pedagogia
Hospital school
Professional health education
Curriculum
Pedagogy
Editora / Evento / Instituição: Centro de Estudos Educação e Sociedade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3848
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
015. pdf.pdf95,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.