Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3624
Tipo: Artigo de Evento
Título: Acesso ao conhecimento, mediação e multirreferencialidade
Título(s) alternativo(s): IX Congreso ISKO: nuevas perspectivas para la difusión y organizácion del conocimiento
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Abstract: Este artigo objetiva analisar a situação de descompasso entre o homem do século XXI e o acesso à informação e ao conhecimento, destacando a complexidade do apreender e interpretar a realidade em um contexto de contínuas transformações científicas, tecnológicas, culturais, políticas, sociais e econômicas. Reflete sobre novas perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional. Parte da apresentação de resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF / Brasil, 2001 -2007), dos conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a importante função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado e leitura de mundo e no desenvolvimento de competência informacional. Aborda a mediação como acionadora no desenvolvimento de trajetórias cognitivas para buscar, selecionar e usar a informação para a construção de um novo conhecimento, rumo à inclusão social.
Palavras-chave: acesso ao conhecimento
alfabetização
descompasso
mediação
cognição
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3624
Data do documento: Mar-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2922058.pdf588,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.