Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3624
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: Acesso ao conhecimento, mediação e multirreferencialidade
Other Titles: IX Congreso ISKO: nuevas perspectivas para la difusión y organizácion del conocimiento
Authors: Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
metadata.dc.creator: Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Abstract: Este artigo objetiva analisar a situação de descompasso entre o homem do século XXI e o acesso à informação e ao conhecimento, destacando a complexidade do apreender e interpretar a realidade em um contexto de contínuas transformações científicas, tecnológicas, culturais, políticas, sociais e econômicas. Reflete sobre novas perspectivas para a organização e à difusão do conhecimento, mediação, multirreferencialidade e a necessidade de políticas públicas em prol da potencialização da alfabetização informacional e comunicacional. Parte da apresentação de resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF / Brasil, 2001 -2007), dos conceitos de analfabetismo, alfabetismo e privação cultural e a importante função da escola e da biblioteca no processo de aprendizado e leitura de mundo e no desenvolvimento de competência informacional. Aborda a mediação como acionadora no desenvolvimento de trajetórias cognitivas para buscar, selecionar e usar a informação para a construção de um novo conhecimento, rumo à inclusão social.
Keywords: acesso ao conhecimento
alfabetização
descompasso
mediação
cognição
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3624
Issue Date: Mar-2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2922058.pdf588,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.