Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3574
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Oficina de construção de conhecimentos sobre a cultura corporal em movimentos de luta sociais da classe trabalhadora do campo no Brasil |
Otros títulos : | Ágora para la Educación Física y el Deporte |
Autor : | Taffarel, Celi Nelza Zulke Escobar, Micheli Ortega Casagrande, Nair D'Agostini, Adriana Rodrigues, Raquel Cruz Freire Falta, Solange Albuquerque, Joelma de Oliveira |
metadata.dc.creator: | Taffarel, Celi Nelza Zulke Escobar, Micheli Ortega Casagrande, Nair D'Agostini, Adriana Rodrigues, Raquel Cruz Freire Falta, Solange Albuquerque, Joelma de Oliveira |
Resumen : | Este trabalho é o resultado de um esforço coletivo de grupos de pesquisa no nordeste do Brasil, articulado na rede LEPEL do grupo/ENFRENTADO/UFBA - grupo do estudo e da pesquisa na instrução física, esportes e lazer, faculdade da instrução, universidade federal de Bahía - Brasil). O texto discute as possibilidades de trabalho que ensinam as oficinas da instrução física organizadas na construção do conhecimento sobre o corpo da cultura. Tem a necessidade de relacionar o trabalho que ensina a instrução física do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a teoria do materialismo histórico e dialética do conhecimento -, e o projeto além do capital histórico, sem que funcionamento o risco de contribuir mais para a venda do que para o emancipação da classe de funcionamento do campo. Elementos recuperados que mostram o índice da luta de classes e o centralismo da pergunta da terra no Brasil quando vier a desenvolver uma política cultural (instrução) que permita o acesso inteiro da classe de funcionamento aos recursos cultural, incluindo aqueles que se relacionam a cultura corporal - a educação física, esporte, lazer. O texto culmina com uma exemplificação concreta da experiência desenvolvida com o MST -, no projeto de elevação da escolarização de jovens e adultos e formação de professores (PRONERA) desenvolvido pelo Grupo LEPEL/FACED/UFBA com o conteúdo dança e, nesse contexto, com a reflexão sobre a teoria pedagógica da educação física em desenvolvimento no Brasil. |
Palabras clave : | Educação Física Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terra |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3574 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2573782.pdf | 110,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.