Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3574
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Oficina de construção de conhecimentos sobre a cultura corporal em movimentos de luta sociais da classe trabalhadora do campo no Brasil
Otros títulos : Ágora para la Educación Física y el Deporte
Autor : Taffarel, Celi Nelza Zulke
Escobar, Micheli Ortega
Casagrande, Nair
D'Agostini, Adriana
Rodrigues, Raquel Cruz Freire
Falta, Solange
Albuquerque, Joelma de Oliveira
metadata.dc.creator: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Escobar, Micheli Ortega
Casagrande, Nair
D'Agostini, Adriana
Rodrigues, Raquel Cruz Freire
Falta, Solange
Albuquerque, Joelma de Oliveira
Resumen : Este trabalho é o resultado de um esforço coletivo de grupos de pesquisa no nordeste do Brasil, articulado na rede LEPEL do grupo/ENFRENTADO/UFBA - grupo do estudo e da pesquisa na instrução física, esportes e lazer, faculdade da instrução, universidade federal de Bahía - Brasil). O texto discute as possibilidades de trabalho que ensinam as oficinas da instrução física organizadas na construção do conhecimento sobre o corpo da cultura. Tem a necessidade de relacionar o trabalho que ensina a instrução física do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a teoria do materialismo histórico e dialética do conhecimento -, e o projeto além do capital histórico, sem que funcionamento o risco de contribuir mais para a venda do que para o emancipação da classe de funcionamento do campo. Elementos recuperados que mostram o índice da luta de classes e o centralismo da pergunta da terra no Brasil quando vier a desenvolver uma política cultural (instrução) que permita o acesso inteiro da classe de funcionamento aos recursos cultural, incluindo aqueles que se relacionam a cultura corporal - a educação física, esporte, lazer. O texto culmina com uma exemplificação concreta da experiência desenvolvida com o MST -, no projeto de elevação da escolarização de jovens e adultos e formação de professores (PRONERA) desenvolvido pelo Grupo LEPEL/FACED/UFBA com o conteúdo dança e, nesse contexto, com a reflexão sobre a teoria pedagógica da educação física em desenvolvimento no Brasil.
Palabras clave : Educação Física
Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terra
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3574
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2573782.pdf110,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.