Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorEscobar, Micheli Ortega-
dc.contributor.authorCasagrande, Nair-
dc.contributor.authorD'Agostini, Adriana-
dc.contributor.authorRodrigues, Raquel Cruz Freire-
dc.contributor.authorFalta, Solange-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Joelma de Oliveira-
dc.creatorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.creatorEscobar, Micheli Ortega-
dc.creatorCasagrande, Nair-
dc.creatorD'Agostini, Adriana-
dc.creatorRodrigues, Raquel Cruz Freire-
dc.creatorFalta, Solange-
dc.creatorAlbuquerque, Joelma de Oliveira-
dc.date.accessioned2011-10-27T12:52:33Z-
dc.date.available2011-10-27T12:52:33Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1989-7200-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3574-
dc.descriptionp. 19-42pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de um esforço coletivo de grupos de pesquisa no nordeste do Brasil, articulado na rede LEPEL do grupo/ENFRENTADO/UFBA - grupo do estudo e da pesquisa na instrução física, esportes e lazer, faculdade da instrução, universidade federal de Bahía - Brasil). O texto discute as possibilidades de trabalho que ensinam as oficinas da instrução física organizadas na construção do conhecimento sobre o corpo da cultura. Tem a necessidade de relacionar o trabalho que ensina a instrução física do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com a teoria do materialismo histórico e dialética do conhecimento -, e o projeto além do capital histórico, sem que funcionamento o risco de contribuir mais para a venda do que para o emancipação da classe de funcionamento do campo. Elementos recuperados que mostram o índice da luta de classes e o centralismo da pergunta da terra no Brasil quando vier a desenvolver uma política cultural (instrução) que permita o acesso inteiro da classe de funcionamento aos recursos cultural, incluindo aqueles que se relacionam a cultura corporal - a educação física, esporte, lazer. O texto culmina com uma exemplificação concreta da experiência desenvolvida com o MST -, no projeto de elevação da escolarização de jovens e adultos e formação de professores (PRONERA) desenvolvido pelo Grupo LEPEL/FACED/UFBA com o conteúdo dança e, nesse contexto, com a reflexão sobre a teoria pedagógica da educação física em desenvolvimento no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectMovimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terrapt_BR
dc.titleOficina de construção de conhecimentos sobre a cultura corporal em movimentos de luta sociais da classe trabalhadora do campo no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeÁgora para la Educación Física y el Deportept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numbern. 6pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2573782.pdf110,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.