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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3495
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
Otros títulos : | Revista Brasileira de Ensino de Física |
Autor : | Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
metadata.dc.creator: | Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
Resumen : | O presente estudo descreve, por meio de uma pesquisa documental, a evolução histórica dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil tendo seus aspectos legais como recorte. Essa revisão inicia-se no período colonial do Brasil, quando o ensino superior é quase inexistente e não havia legislação referente à formação de professores, e avança até os dias atuais, caracterizado por um vasto conjunto de legislações que regulam e normatizam os cursos de graduação em Licenciatura Plena em Física. Ao final, é apresentado um quadro com uma síntese integrativa desde o Decreto n° 1.190/39, a primeira estrutura legal a apontar o percurso formativo dos professores de física, até o Decreto n° 5.622/05, que regulamenta como o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades. |
Palabras clave : | História da educação Formação de professores Licenciatura em física |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3495 |
Fecha de publicación : | 2010 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGH) |
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