Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2993
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Currículo e formação de professores em exercício: revisitando tempos, espaços e sujeitos
Otros títulos : Revista Espaço do Currículo
Autor : Bahia, Carmem de Britto
Paim, Ana Verena Freitas
metadata.dc.creator: Bahia, Carmem de Britto
Paim, Ana Verena Freitas
Resumen : Este ensaio é fruto de estudos de doutoramento acerca do currículo de formação de professores em exercício em uma instituição de ensino superior no interior do Estado da Bahia. Por estar em fase inicial da pesquisa o escrito ora apresentado baseia‐se em análises teóricas e na experiência docente em Programas de Formação de Professores em Exercício. Tem como propósito suscitar reflexões sobre os paradigmas que costumam subsidiar epistemológica, política e pedagogicamente a formação desses professores, a(s) concepção(ões) de formação emergentes e o lugar do sujeito que se forma no âmbito desses currículos e práticas de formação. A busca de tais reflexões é para compreender em que medida a formação desses professores em exercício é pensada e desenvolvida a partir dos próprios sujeitos e dos seus contextos de atuação. Para tanto, tomo como suporte as produções no campo do currículo e formação de professores e da (con)vivência com os próprios professores que se encontram em processo de formação. Face aos estudos, é possível dizer que não cabe mais pensar em formação fora do sujeito que se forma e do contexto escolar em que atuam cotidianamente visto que esses professores são também construtores de atos de currículo e por isso mesmo, autores dessa formação.
Palabras clave : Currículo
Formação
Formação de professores em exercício
Curriculum
Teacher training
In‐service teacher training
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2993
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
9096-11189-1-PB.pdf191 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.