Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2993
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Currículo e formação de professores em exercício: revisitando tempos, espaços e sujeitos
Other Titles: Revista Espaço do Currículo
Authors: Bahia, Carmem de Britto
Paim, Ana Verena Freitas
metadata.dc.creator: Bahia, Carmem de Britto
Paim, Ana Verena Freitas
Abstract: Este ensaio é fruto de estudos de doutoramento acerca do currículo de formação de professores em exercício em uma instituição de ensino superior no interior do Estado da Bahia. Por estar em fase inicial da pesquisa o escrito ora apresentado baseia‐se em análises teóricas e na experiência docente em Programas de Formação de Professores em Exercício. Tem como propósito suscitar reflexões sobre os paradigmas que costumam subsidiar epistemológica, política e pedagogicamente a formação desses professores, a(s) concepção(ões) de formação emergentes e o lugar do sujeito que se forma no âmbito desses currículos e práticas de formação. A busca de tais reflexões é para compreender em que medida a formação desses professores em exercício é pensada e desenvolvida a partir dos próprios sujeitos e dos seus contextos de atuação. Para tanto, tomo como suporte as produções no campo do currículo e formação de professores e da (con)vivência com os próprios professores que se encontram em processo de formação. Face aos estudos, é possível dizer que não cabe mais pensar em formação fora do sujeito que se forma e do contexto escolar em que atuam cotidianamente visto que esses professores são também construtores de atos de currículo e por isso mesmo, autores dessa formação.
Keywords: Currículo
Formação
Formação de professores em exercício
Curriculum
Teacher training
In‐service teacher training
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2993
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9096-11189-1-PB.pdf191 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.