Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2960
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A psicologia escolar e a educação inclusiva: uma leitura crítica |
Other Titles: | Psicologia: ciência e profissão |
Authors: | Dazzani, Maria Virgínia Machado |
metadata.dc.creator: | Dazzani, Maria Virgínia Machado |
Abstract: | Este ensaio elabora uma crítica sobre o lugar e a importância da Psicologia escolar e educacional no contexto do processo de consolidação de um discurso democratizante da educação brasileira. Nesse sentido, seu principal objetivo é articular uma discussão que envolva a referência a três problemas centrais: a) o problema da democracia, dos direitos humanos e da inclusão social nas sociedades atuais; b) a tarefa da educação e da escola formal na consolidação da democracia e na defesa dos direitos humanos e c) a importância do debate sobre o lugar da Psicologia na consecução de uma educação para a democracia. O texto desenvolve um argumento crítico em relação à tendência de simplesmente transferir as teorias originárias da prática clínica para os contextos educacionais, o que levou à psicologização dos processos pedagógicos e ao abandono da investigação dos processos socioculturais. É analisada aqui uma literatura recente que reflete sobre o papel do psicólogo na escola e no horizonte de políticas públicas de proteção à infância e à adolescência, sobre a produção institucional da queixa escolar e do fracasso escolar, e, sobretudo, a idéia da invenção de um novo perfil (competências, habilidades e compromisso ético-político) do psicólogo necessário à realidade social brasileira, além do estabelecimento de um campo de atuação que implica noções como saúde, qualidade de vida e cidadania. |
Keywords: | Psicologia escolar Inclusão escolar Direitos humanos Democracia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2960 |
Issue Date: | 2010 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
v30n2a11.pdf | 965,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.