Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2694
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento
Otros títulos : Estudos de Psicologia (Natal)
Autor : Lordelo, Eulina da Rocha
metadata.dc.creator: Lordelo, Eulina da Rocha
Resumen : Visando descrever e comparar os níveis de interação em ambientes doméstico e de creche, incluindo diferentes indicadores de interação, o estudo observou 148 crianças em situação de brinquedo livre, 58 em creches e 90 em ambiente doméstico, de nível sócio econômico baixo e médio. As observações foram filmadas e segmentadas em 30 intervalos de 10 segundos, registrando-se as interações com adultos e outras crianças. Os resultados encontrados sugerem que casa e creche são diferentes quanto às oportunidades de interação, a casa favorecendo mais interações corporais, uma diferença não encontrada nas interações verbais. O conceito de interação, em sua relação com um quadro teórico de referência, emerge como crucial nesse estudo. Os resultados encontrados sugerem que os estudos na área problematizem os critérios de interação adotados, no sentido de buscar uma descrição mais abrangente do ambiente de desenvolvimento, em que o papel da cultura seja equacionado.
Palabras clave : Interação social
Responsividade
Ambiente de desenvolvimento
Interaction
Responsiveness
Development environment
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2694
Fecha de publicación : jul-2002
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a15v07n2.pdf339,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.