Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2694
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento
Título(s) alternativo(s): Estudos de Psicologia (Natal)
Autor(es): Lordelo, Eulina da Rocha
Autor(es): Lordelo, Eulina da Rocha
Abstract: Visando descrever e comparar os níveis de interação em ambientes doméstico e de creche, incluindo diferentes indicadores de interação, o estudo observou 148 crianças em situação de brinquedo livre, 58 em creches e 90 em ambiente doméstico, de nível sócio econômico baixo e médio. As observações foram filmadas e segmentadas em 30 intervalos de 10 segundos, registrando-se as interações com adultos e outras crianças. Os resultados encontrados sugerem que casa e creche são diferentes quanto às oportunidades de interação, a casa favorecendo mais interações corporais, uma diferença não encontrada nas interações verbais. O conceito de interação, em sua relação com um quadro teórico de referência, emerge como crucial nesse estudo. Os resultados encontrados sugerem que os estudos na área problematizem os critérios de interação adotados, no sentido de buscar uma descrição mais abrangente do ambiente de desenvolvimento, em que o papel da cultura seja equacionado.
Palavras-chave: Interação social
Responsividade
Ambiente de desenvolvimento
Interaction
Responsiveness
Development environment
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2694
Data do documento: Jul-2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a15v07n2.pdf339,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.