Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1485
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para e da observação do tempo para a Climatologia Escolar no Ensino Fundamental II
Other Titles: Revista Geotextos
Authors: Maia, Diego Corrêa
Maia, Ana Cláudia Nogueira
metadata.dc.creator: Maia, Diego Corrêa
Maia, Ana Cláudia Nogueira
Abstract: A atual realidade escolar no Brasil demonstra que o ensino de Climatologia não tem sido desenvolvido no Ensino Fundamental II, ou, quando ocorre, é ministrado baseado na Climatologia tradicional e separativa, cujos fatores e elementos do clima são analisados individualmente, retratando-se a natureza de forma estática e totalmente destituída do real. Através da observação dos elementos do clima, pretende-se demonstrar que o aprendizado dos “conteúdos climatológicos” pode ser auxiliado através dos ditos populares. O que se almeja neste artigo é demonstrar que, a partir da observação espontânea (diária) do tempo e do clima, com o auxílio dos ditos populares, os alunos do Ensino Fundamental II podem compreender as relações do tempo e do clima, assim como sua previsão. É necessário para esta atividade um período contínuo de observação para estabelecer a sequência habitual dos tipos de tempo de uma determinada estação do ano. O modo popular de prever o tempo foi iniciado desde que o homem se fixou em cavernas; no entanto, este hábito vem se perdendo em função da urbanização da sociedade. Para reforçar a importância dos provérbios populares para prever o tempo, realizar-se-á um pequeno histórico do nascimento da meteorologia popular, até a sua relevância destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.
Keywords: Climatologia escolar
ditos populares
Ensino Fundamental II
previsão do tempo e do clima e parâmetros curriculares nacionais
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1485
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3164.pdf562,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.