Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Diego Corrêa-
dc.contributor.authorMaia, Ana Cláudia Nogueira-
dc.creatorMaia, Diego Corrêa-
dc.creatorMaia, Ana Cláudia Nogueira-
dc.date.accessioned2011-06-13T17:48:20Z-
dc.date.available2011-06-13T17:48:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1984-5537-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1485-
dc.descriptionp. 51-71pt_BR
dc.description.abstractA atual realidade escolar no Brasil demonstra que o ensino de Climatologia não tem sido desenvolvido no Ensino Fundamental II, ou, quando ocorre, é ministrado baseado na Climatologia tradicional e separativa, cujos fatores e elementos do clima são analisados individualmente, retratando-se a natureza de forma estática e totalmente destituída do real. Através da observação dos elementos do clima, pretende-se demonstrar que o aprendizado dos “conteúdos climatológicos” pode ser auxiliado através dos ditos populares. O que se almeja neste artigo é demonstrar que, a partir da observação espontânea (diária) do tempo e do clima, com o auxílio dos ditos populares, os alunos do Ensino Fundamental II podem compreender as relações do tempo e do clima, assim como sua previsão. É necessário para esta atividade um período contínuo de observação para estabelecer a sequência habitual dos tipos de tempo de uma determinada estação do ano. O modo popular de prever o tempo foi iniciado desde que o homem se fixou em cavernas; no entanto, este hábito vem se perdendo em função da urbanização da sociedade. Para reforçar a importância dos provérbios populares para prever o tempo, realizar-se-á um pequeno histórico do nascimento da meteorologia popular, até a sua relevância destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClimatologia escolarpt_BR
dc.subjectditos popularespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectprevisão do tempo e do clima e parâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.titleA utilização dos ditos populares e da observação do tempo para e da observação do tempo para a Climatologia Escolar no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeRevista Geotextospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numbervol. 6, n. 1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3164.pdf562,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.