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metadata.dc.type: Tese
Título : O conhecimento enquanto campo: o ente cognitivo e a emergência de conceitos
Autor : Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
metadata.dc.creator: Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Resumen : O presente trabalho apresenta uma perspectiva da teoria de campo para o conhecimento e a emergência de conceitos nesse campo. A partir dessa perspectiva é estudada a configuração desse campo gerada por uma perturbação de um ente denominado Ente Cognitivo. No decorrer do trabalho as noções para a formação do campo são desenvolvidas a partir das características da teoria de campo oriundas da física e a associação com as características da cognição e aprendizagem. A natureza do Ente Cognitivo é construída por um mosaico multirreferencial da triética, polilógica, complexidade e multirreferencialidade. A emergência de conceitos é tratada a partir de conceitos geradores pré-existentes que são significados pelos atores da pesquisa gerando universos de referências para esses conceitos. A composição de informações para a análise está baseada em uma metodologia desenvolvida no próprio trabalho que abrange de forma multidisciplinar a análise semântica, a representação em rede e a geração de atratores. Da aplicação dessa metodologia se dá a análise da emergência dos conceitos e as formas como o Ente Cognitivo se apresenta em torno dessa emergência. O trabalho está voltado para subsidiar estudos na área do currículo, cognição, aprendizagem e difusão do conhecimento.
Palabras clave : Conhecimento
Cognição
Aprendizagem
Currículo
Difusão
Campo
Field
Knowledge
Cognition
Learning
Curriculum
Dissemination
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13008
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

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