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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13008
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas | - |
dc.creator | Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T17:56:52Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T17:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13008 | - |
dc.description | 220 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma perspectiva da teoria de campo para o conhecimento e a emergência de conceitos nesse campo. A partir dessa perspectiva é estudada a configuração desse campo gerada por uma perturbação de um ente denominado Ente Cognitivo. No decorrer do trabalho as noções para a formação do campo são desenvolvidas a partir das características da teoria de campo oriundas da física e a associação com as características da cognição e aprendizagem. A natureza do Ente Cognitivo é construída por um mosaico multirreferencial da triética, polilógica, complexidade e multirreferencialidade. A emergência de conceitos é tratada a partir de conceitos geradores pré-existentes que são significados pelos atores da pesquisa gerando universos de referências para esses conceitos. A composição de informações para a análise está baseada em uma metodologia desenvolvida no próprio trabalho que abrange de forma multidisciplinar a análise semântica, a representação em rede e a geração de atratores. Da aplicação dessa metodologia se dá a análise da emergência dos conceitos e as formas como o Ente Cognitivo se apresenta em torno dessa emergência. O trabalho está voltado para subsidiar estudos na área do currículo, cognição, aprendizagem e difusão do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Difusão | pt_BR |
dc.subject | Campo | pt_BR |
dc.subject | Field | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Dissemination | pt_BR |
dc.title | O conhecimento enquanto campo: o ente cognitivo e a emergência de conceitos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marcus Túlio de F. Pinheiro.pdf | 11,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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