Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorPinheiro, Marcus Túlio de Freitas-
dc.creatorPinheiro, Marcus Túlio de Freitas-
dc.date.accessioned2013-09-20T17:56:52Z-
dc.date.available2013-09-20T17:56:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13008-
dc.description220 f.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma perspectiva da teoria de campo para o conhecimento e a emergência de conceitos nesse campo. A partir dessa perspectiva é estudada a configuração desse campo gerada por uma perturbação de um ente denominado Ente Cognitivo. No decorrer do trabalho as noções para a formação do campo são desenvolvidas a partir das características da teoria de campo oriundas da física e a associação com as características da cognição e aprendizagem. A natureza do Ente Cognitivo é construída por um mosaico multirreferencial da triética, polilógica, complexidade e multirreferencialidade. A emergência de conceitos é tratada a partir de conceitos geradores pré-existentes que são significados pelos atores da pesquisa gerando universos de referências para esses conceitos. A composição de informações para a análise está baseada em uma metodologia desenvolvida no próprio trabalho que abrange de forma multidisciplinar a análise semântica, a representação em rede e a geração de atratores. Da aplicação dessa metodologia se dá a análise da emergência dos conceitos e as formas como o Ente Cognitivo se apresenta em torno dessa emergência. O trabalho está voltado para subsidiar estudos na área do currículo, cognição, aprendizagem e difusão do conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDifusãopt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectFieldpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectDisseminationpt_BR
dc.titleO conhecimento enquanto campo: o ente cognitivo e a emergência de conceitospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus Túlio de F. Pinheiro.pdf11,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.