Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12970
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor |
Authors: | Oliveira, Rosemary Lapa de |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Rosemary Lapa de |
Abstract: | Paulo Freire nos ensina que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele, assim dizendo, ele ressalta a importância do outro na formação do sujeito-leitor, que interage com pessoas e contextos. A leitura na sala de aula se apresenta não provocando a autonomia pregada por Freire e essencial para a formação do sujeito-leitor autônomo, intercrítico e situacionado. Este trabalho buscou, à luz de teóricos do discurso, como Foucault e Orlandi, principalmente e da pedagogia, como Giroux, Freire, Macedo e Muniz, descrever e analisar as relações de poder presentes na cena sala de aula que incidem nas ações de formação do leitor, considerando que a leitura é o caminho privilegiado da formação cidadã. A leitura, nesse documento, é tratada, conforme nos ensinou Freire, transcendendo a mera decodificação, de cuja existência se pode duvidar: a leitura, aqui, é considerada em sua forma de apreensão do mundo. A análise foi guiada por categorias, presentes nas práticas pedagógicas das aulas de línguas, derivadas de pressupostos da Análise de Discurso: silenciamento, o qual gerou o não-silenciamento e o assujeitamento, o qual gerou o reassujeitamento, privilegiando a discussão que gira em torno da constituição do sujeito-leitor na perspectiva da leitura-estar-no-mundo. |
Keywords: | Leitura Ensino Análise de discurso Sujeito-leitor Discourse analysis Reading Subject-reade Teaching |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12970 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE - LEITURA ESTAR NO MUNDO E SUJEITO-LEITOR.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.