Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11903
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um gênero textual é pouco, dois é bom, três nunca é demais....: reflexões sobre o uso de textos e as estratégias de leitura na escola
Authors: Santos, Aline Oliveira Moura
metadata.dc.creator: Santos, Aline Oliveira Moura
Abstract: Neste estudo, buscou-se enfatizar a importância do uso de diversificados textos escritos no âmbito escolar, tendo como justificativa o fato de que eles ocupam grande espaço na vida diária e são frutos de necessidades e atividades sócioculturais. Dessa forma, entendeu-se que conhecer e discutir as funções dos gêneros textuais em sala de aula é resgatar ferramentas sócio-históricas mediadoras, elaboradas pela cultura humana; é proporcionar ao sujeito, em contato com essa diversidade lingüística, a possibilidade de criar outros estilos discursivos, contribuindo, assim, para tornar mais heterogêneas e ricas as suas produções textuais. Nessa perspectiva, optou-se por um percurso metodológico qualitativo, via estudo de caso de base etnográfica a partir da observação de duas turmas de quartas séries do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal da periferia da cidade de Salvador/BA, com o objetivo de identificar tanto os gêneros textuais utilizados em sala de aula, quanto as estratégias de leitura/aproximação acionadas e/ou criadas pelos respectivos professores para a compreensão destes textos por parte dos educandos. Para tal intento, esta pesquisa fez uso de observação participante, de entrevistas semi-estruturadas com os professores e de consulta aos cadernos de planejamento diário de aulas.
Keywords: Linguagem
Texto
Gênero textual
Estratégias de leitura
Intertextualidade
Lenguaje
Estrategía de lectura
Intertextualidad
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11903
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.