Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11903
Tipo: Dissertação
Título: Um gênero textual é pouco, dois é bom, três nunca é demais....: reflexões sobre o uso de textos e as estratégias de leitura na escola
Autor(es): Santos, Aline Oliveira Moura
Autor(es): Santos, Aline Oliveira Moura
Abstract: Neste estudo, buscou-se enfatizar a importância do uso de diversificados textos escritos no âmbito escolar, tendo como justificativa o fato de que eles ocupam grande espaço na vida diária e são frutos de necessidades e atividades sócioculturais. Dessa forma, entendeu-se que conhecer e discutir as funções dos gêneros textuais em sala de aula é resgatar ferramentas sócio-históricas mediadoras, elaboradas pela cultura humana; é proporcionar ao sujeito, em contato com essa diversidade lingüística, a possibilidade de criar outros estilos discursivos, contribuindo, assim, para tornar mais heterogêneas e ricas as suas produções textuais. Nessa perspectiva, optou-se por um percurso metodológico qualitativo, via estudo de caso de base etnográfica a partir da observação de duas turmas de quartas séries do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal da periferia da cidade de Salvador/BA, com o objetivo de identificar tanto os gêneros textuais utilizados em sala de aula, quanto as estratégias de leitura/aproximação acionadas e/ou criadas pelos respectivos professores para a compreensão destes textos por parte dos educandos. Para tal intento, esta pesquisa fez uso de observação participante, de entrevistas semi-estruturadas com os professores e de consulta aos cadernos de planejamento diário de aulas.
Palavras-chave: Linguagem
Texto
Gênero textual
Estratégias de leitura
Intertextualidade
Lenguaje
Estrategía de lectura
Intertextualidad
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11903
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.