Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11865
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Produção do conhecimento sobre capoeira: uma análise a partir das teses do Departamento de Educação III – FACED/UFBA (1993-2006). |
Authors: | Miranda Filho, Vamberto Ferreira |
metadata.dc.creator: | Miranda Filho, Vamberto Ferreira |
Abstract: | Esta pesquisa buscou analisar três teses do Departamento de Educação III - FACED/UFBA que têm como objeto de estudo a capoeira e discutir algumas implicações para a prática pedagógica no campo da educação física. O referencial teórico utilizado aproximou-se de pressupostos das epistemologias popperiana e kuhniana, mas, sobretudo da epistemologia habermasiana. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, identificando elementos da lógica diferenciada e perspectivas no âmbito da história e da educação que orientaram as teses analisadas. Os resultados apontaram indicadores duma possível (re) orientação teórico-epistemológica no campo da educação física no estado da Bahia, a partir das necessidades do contexto sócio-cultural da sociedade contemporânea, sobretudo dos povos afro-descendentes; e, o reconhecimento de fundamentos e possibilidades de intervenção no campo educacional através das formas de manifestação da cultura destes povos, especificamente da capoeira. |
Keywords: | Produção do conhecimento Educação física Capoeira Producción del conocimiento Educación física |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11865 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Vamberto Miranda.pdf | 333,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.