Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11865
Tipo: Dissertação
Título: Produção do conhecimento sobre capoeira: uma análise a partir das teses do Departamento de Educação III – FACED/UFBA (1993-2006).
Autor(es): Miranda Filho, Vamberto Ferreira
Autor(es): Miranda Filho, Vamberto Ferreira
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar três teses do Departamento de Educação III - FACED/UFBA que têm como objeto de estudo a capoeira e discutir algumas implicações para a prática pedagógica no campo da educação física. O referencial teórico utilizado aproximou-se de pressupostos das epistemologias popperiana e kuhniana, mas, sobretudo da epistemologia habermasiana. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, identificando elementos da lógica diferenciada e perspectivas no âmbito da história e da educação que orientaram as teses analisadas. Os resultados apontaram indicadores duma possível (re) orientação teórico-epistemológica no campo da educação física no estado da Bahia, a partir das necessidades do contexto sócio-cultural da sociedade contemporânea, sobretudo dos povos afro-descendentes; e, o reconhecimento de fundamentos e possibilidades de intervenção no campo educacional através das formas de manifestação da cultura destes povos, especificamente da capoeira.
Palavras-chave: Produção do conhecimento
Educação física
Capoeira
Producción del conocimiento
Educación física
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11865
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Vamberto Miranda.pdf333,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.