Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11824
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O mercado de telefonia celular: a contribuição recente da banda b e a inclusão da banda c na quebra do duopólio do setor
Autor : Teixeira, Alexandre Luiz
metadata.dc.creator: Teixeira, Alexandre Luiz
Resumen : Neste presente trabalho, será mostrado o modelo econômico de Estratégia Competitiva de Michael Porter, representado pelas Cinco Forças Competitivas que dirigem a concorrência das empresas e indústrias. São elas: entrantes potenciais, produtos ou serviços substitutos, compradores, fornecedores e por último, a intensidade da rivalidade entre os concorrentes em um mercado, bem como o planejamento de estratégias competitivas. Além disso, será mostrado também um histórico da telefonia móvel e um capítulo de adequação deste tema para o modelo considerado.Será abordado também como o duopólio das Bandas A e B será quebrado com a inclusão da Banda C neste mercado, transformando-o para oligopólio, longe ainda do ideal que é o da concorrência perfeita.Em se tratando de um tipo de serviço mundial que é próprio de grandes empresas, a parte do modelo que se aplica a este trabalho é aquela no que tange ao progresso tecnológico. Constata-se que o modelo de Porter é insuficiente para explicar a estrutura de concorrência imperfeita que prevalece no mercado de telefonia móvel.
Palabras clave : Estratégia competitiva
Telefonia celular
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11824
Fecha de publicación : 2001
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA ALEX LUIZ - VERSÃO FINALseg.pdf255,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.