Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11824
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O mercado de telefonia celular: a contribuição recente da banda b e a inclusão da banda c na quebra do duopólio do setor
Autor(es): Teixeira, Alexandre Luiz
Autor(es): Teixeira, Alexandre Luiz
Abstract: Neste presente trabalho, será mostrado o modelo econômico de Estratégia Competitiva de Michael Porter, representado pelas Cinco Forças Competitivas que dirigem a concorrência das empresas e indústrias. São elas: entrantes potenciais, produtos ou serviços substitutos, compradores, fornecedores e por último, a intensidade da rivalidade entre os concorrentes em um mercado, bem como o planejamento de estratégias competitivas. Além disso, será mostrado também um histórico da telefonia móvel e um capítulo de adequação deste tema para o modelo considerado.Será abordado também como o duopólio das Bandas A e B será quebrado com a inclusão da Banda C neste mercado, transformando-o para oligopólio, longe ainda do ideal que é o da concorrência perfeita.Em se tratando de um tipo de serviço mundial que é próprio de grandes empresas, a parte do modelo que se aplica a este trabalho é aquela no que tange ao progresso tecnológico. Constata-se que o modelo de Porter é insuficiente para explicar a estrutura de concorrência imperfeita que prevalece no mercado de telefonia móvel.
Palavras-chave: Estratégia competitiva
Telefonia celular
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11824
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ALEX LUIZ - VERSÃO FINALseg.pdf255,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.